quarta-feira, 19 de maio de 2010

O espírito esclarecedor

Vivia eu aqui nessi interiozim assuntandu tudu qui us mais veio prosiava , i era tanta coisa qui eu uvia qui eu ficava a pensa, nus causu qui Elis proziava, o sinhô anteno da quitanda bem aqui dibera di casa ando sortandu uns casus qui eu quis sabe adondi acunticia aquilu, eli as veiz raiava cumigu dizenu qui num era coisa di mininu assuntá, mais di tantu qui eu insistia eli abria a guela ia mi ixpricanu tudico, mi assunto qui lá pras banda das motanha istava acunticendu coisa du arcu da veia, na fazenda du coroner Liliu i os persoar tiha inté medu di chega pertu da portera, da fazenda deli, falo qui a fia istava cum isprito ruim, adispois qui sai num cunsigui drumi direitu, só pensanu nu qui tinha iscuitadu du veio anteno, as zora iam passanu os meus zoios istavam ardendu di vontadi di drumi, i eu num cunsiguia, meu pai si assusto modi qui eu ficava andanu di uma bandaprota, i mi pregunto si eu istava passanu mar, sentemu na rabera du fugão adondi as brasa ainda tava vremeia, i ispriquei preli u qui tinha uvidu na quitanda du anteno, eli mi arrespondeu se dexa di bobera qui issu e coisa di genti grandi arresorve, faiz uma reza prú santu antoim i vê si ocê prega o zóio, aminhá ocê tendi faze as coisa cedu, modi qui eu vou leva sua mãe nu dotor, ela tá cramanu di dori nus pé, dromi cum deus, eu bem qui tentei drumi cum, eli , mais achu eu qui eli mi isqueceu, quandu di purfé o sor já raiava, as mula já tava arriada modi leva meu pai cum minha mãe no dotor, adispois qui Elis saiu prumei da cama lavei us meus zóios qui ainda tava ardenu di tantu sonu, tirei argumas galinhas qui tinha passadu a noite na rabera du fugão di lenha, ispantei as danadas pru quintar, fui inté o paior iscui argumas ispiga di mio joguei um mucadu prelas e um mucadu prus porcu, apruveitei modi tira um mucadu di leiti da vaca qui u pai tinha piadu, adispois sortei eza toda pru pastu fiz um buli di café arrumei tudico dentru di casa pruque a mãei tava cum pé duenti, i eu fui inté u coxeti adondi o troncho meu cavalu di istimacãou qui u pai mi deu no meu dia di anu, proziei cum, eli um mucadu e arrezorvi arruma argumas coisa i ir inté a fazenda du sinhô coroner Liliu, modi e qui eu num tava aquerditandu nu qui os otros andava proziandu, eu fiquei cus meus pensamentu cumichandu di curiusidadi, vortei pra detru di casa arranjei uma fóia di paper i um lapi i iscrivi um bieti modi meu pai sabe adondi eu tinha idu.
“Pai fumu eu i meu cavalu qui o sinhô mi deu lá pras banda das motanha vê diper-tu cus meus zoios qui a terra adicume, u que qui ta acunticendu lá, ocê sabi qui eu num só mais mininu, eu fiz anu estúrdia i o sinhô mi falo qui eu já era u rapaize, pruque eu fize 18 anu e já era homi di casa, o sinhô acarma a mãei i nu pricisa si percupa cumigu si a coisa fo feia memu eu vortu nu mesmu calopi qui istou indu, fica cum jesuis,seu fio Quirinu”.
Quirino era um rapaz alegre, atraente e brincalhão, de fala mansa e respeitador sempre tinha em sua volta um bicho de estimação, onde algumas pessoas conhe-cidas suas chamavam-no de noé, o pai dos bichos este que gostava da forma que todos falavam, seu pai e sua mãe eram pequenos fazendeiros na região de Sergipe, onde suas poucas terras não necessitavam de trabalho escravo, muitos naquela região ainda utilizavam covardemente dos que tinha a cor diferente, os coronéis apareciam ali e tentavam comprar todas terras, estas que eram próprias para o cultivo da cana de açúcar, onde um vasto espaço de terra aumentariam suas rique-zas ainda mais.
Este conto de O ESPIRITO ESCLARECEDOR nós mostrará que hás vezes se não só acreditamos no que ouvimos não devemos viver de duvidas, devemos fazer igual o personagem desta história, procuremos ir de encontro com nossos esclare-cimentos, acompanhe a trajetória desse espírito Quirino.
Saimu im direçãu du contu qui eu tinha di vê, pruque modi eu já tinha iscuitadu muitu, mininu di deusi a istrada num tinha finar i ataio era dificer di ocê incuntra argum, pru vorta du meidia o sor tava ardenu minha cabeça, sartei du tronchu qui e meu cavalu panhei argumas foia, di mamunera tampei meus cabelus qui tava quenti quinem brasa, amarrei argumas cums cipó nas oreas du tronchu o coitadu tava tudu suadu, siguimu mais umas 3 legua e o sor já tava cuais indu praditrais das motanha, apiei du cavalu e puxei eli pela redia inté uma portera di pau purim aruera, tava cum cadiadu grandussu maradu di correnti i uma praca qui argúem inscrivinho... si ocê e da famia tenti intra, si num e arrasta u pé di vorta dondi ocê veio, juro procêis qui meus cabelus arrupio di medu, mais alembrei qui u pai falo qui eu já era homi i homi num tem medu di quaquer coisa e si ali tivesse argum ispritu ruim eu quiria era ispia dipertu i cums meus zoios arregaladus modi num perde nadica di nada, cumu eu num tinha chavi tentei atravesa os arami, mais foi ai qui precebi qui meu cavalu nãou pudia fica mi isperanu, isprementei sigui a cerca prabanda di baxo i logu cheguemu num breju adondi num tinha cerca argu-ma, cuxixei nas zoreias du meu cavalu essi qui inté pareci qui mi intendeu, antis di atravesa tirei uns pedacu di pão qui a mãei feiz pramodi num moia, uma garra-finha di cardim di cana pra mata a sedi, dispois di sarva tudu amuntei nu cavalu qui in poucu minutu atravessemu, assim qui butei us pé nu chãou da fazenda sinti meu corpu treme quiném vara verdi, o friu dagua num era apois o sor ainda istava muitu quenti, falei pra eu memu cruiz credu jesuis, andemu um mucadu mais in direçãou da casa qui dilongi era grandussa, mais u danadu du sor ainda batia nus meus zoios e atrapaiava eu inxerga mio, puis as mãous na testa pra quebra um poucu du brio do sor adondi eu pudi inxerga, da minha banda direita vi um barra-cu di paia i duladu di fora si meus zoios num mim ingana achu qui veju uma pes-soa, num sei enforma si e homi ou muié, isperu qui nãou seji eli a tar da minina ispritada, quandu cheguemu mais pertu pudi vê i cuprimenta era homi pretu bem marrucu qui num quis me dá sardaçãou di boa vinda, eu preguntei preli oqui ta acuntecendu aqui, na cidadi os pessoar istãou prozeandu umas boberada i mi as-suntaru qui tem uma fia du coroné Liliu cum ispritu ruim, adondi e qui ta essi povu homi di deusi, na ora qui eu virei dicacunda preli pra oia im direcãou da casa qui agora meus zoios pudia vê qui era grandi memu, dispois qui eu virei preli dinovu o danadu sumiu, foi ai qui mi deu vontadi di vorta dali memu, mais i cume qui eu ia isprica pru pai, eli ia mi dá uma tunda di sedem, peguei o cavalu pela redia e fumu im direcãou da casa, passamu num triero qui tinha nu mei dus colo-hãou, quandu cheguemu amarrei u tronchu num pau qui tava todu suju di sangui, adondi eu pensei cumigu memu, achu qui o coroner corta a garganta da galinha iguar a mãei, modi o sangui sai i pindura aqui, passei prum portãou i quandu mais eu chegava pertu da casa mais eu trimia, bati Parma i ninguém mi atendeo, quan-du oiei prabanda isquerda minha tinha uma muié num cantu cum zoios cuais sain-du prafora i vremeios, pensei cumigu cruiz credu avimaria, será qui e a fia du coroner, cheguei mais um mucadu pertu modi pregunta arguma coisa, mais ela fico doida e brontou uma gritaria danada e ispumava pela boca quiném cachorru doidu, sartei dibanda si num era a fia num sei mais qui u bichu tava feio issu eu afrimu procêis qui tava di muitusso, foi quandu iscuitei uns gimidus vindu du fundu du quintar da casa, fui u mais ligero qui eu pudia camiha, pruquê minhas perna parecia qui num discrudava du chãou, mais u pai falo isturdia atráis qui nois e qui cumanda nossu corpu, intãou eu raiei cum eza vamu fia vê u qui ta acunti-cendu modi qui eu to doidinhu da sirva pra oi dipertu tudicu, apois num vim di longi pramodi vortá sem ispricaçãou pro Anteno, i os otros? Cunsigui i indireçãou au baruiãou, pricisei di quebra arguns pé di arroiz modi eu passa ligeru, quandu arcansei o crarãou pudi ispiá mio, o tar coroner Liliu istava da minha banda direita assentadu numa cadera di pau angicu cum chapéo tampanu os zoioz e a perna dobrada imribadotra, limpei us meus zoios i oiei pra frenti i quais vortei, tinha uma minina marrada num pedaçu di pau ficadú nu chãou, os oios dela era muitu bunitu, azur da cori du céu, davapramodi nota di longi pruque us dois istava ista-taladus pra banda di fora, i a danada e muitu qui bunita ela gritava muitu, quandu eu cheguei mais pertu a danadinha arcamo cum a gritaria e os oios dela vorto du jeitu qui deusu deuprela, as muié qui tava na frenti dela fazia uma reza qui num tinha serventia arguma, ai eza sialivanto i vieru pra juntu di eu assigurandu na minha mãou, as coitada trimia mais qui eu, foi quandu eu preguntei si aquela mi-nina era o tar du ispritu qui ispantava todu mundu dali, eza mi cunfirmou qui sim balangandu a cabeça.
Pois bem caros leitores amigos, percebem até aqui que Quirino também teve suas cobranças pelos fatos que passou, até encontrar-se com o espírito desclarecido, qual seria o motivo daquela reviravolta nas terras do coro-nel Liliu? Será que este personagem conseguira desvendar esse mistério? Sabe até eu que escrevo este conto estou ansioso, e ao mesmo tempo mentalizando para que meu querido Quirino desvenda-o esse mistério, espírito ruim ele já sabia que ali rondavam e não eram poucos, pois este coronel sempre teve maus tratos com teus servidores, continuem comigo nesta fantasia e com Quirino em busca de suas curiosidades espirituais.
O coroner, si alivanto i veio pra minha banda, eu inté cheguei a fexa us zoios di medu du homi, eli pois a mãou nus meu ombru e mi pregunto u qui, qui eu tinha feitu pramodi a fia deli si acarma, i mi abraço eu num aquerditava qui um homi tãou afamadu di sua braveza tava tãou mansu qui nem u cavalu qui u pai mi deu, precibi qui u veio tava carmim da sirva adondi mi deu coragi pra prozia um cadim cum, eli arrispundi qui eu tinha andadu argumas légua modi ali chega, adispois qui eu uvi o pessoar lánacidadi cuxixar pelas beradas qui aqui na sua casa tava tenu pobrema cum sua fia e us ispritu, eu na noiti qui u pai mando eu reza pru santu antoim eu sunhei cum ocêis tudu, i eu ia di vim aqui modi ajuda ocêis, o coroner mi pregunto cume qui eu ia ajuda? Na ora eu ingasguei seim tercumu arresposta preli, i sem quere minha boca falo preu, inté sinti uma figura dum homi muntadu num cavalu brancu cum duas frecha na mãou e eli riu preu, ai preguntei pru coroner si ali istava todu mundu da fazenda? Eli mi afrimou qui tava, i eu preguntei prele i u negãou fortuçu qui eu vi premero, lá nu barracu di paia? Eli falo ocê ta brincanu cumigo di probrema di fantasma já to cheiu i ocê vem mi dize istu preu, eu isisti em sabe queim era o iscuru, o veio Liliu mi pego pras mãous i mi mostro ispia num tem nadica lá, ocê tabem piro, u pretu qui oçê falo eu já di um sumisu neli um par di anu, i u barracu queimei cum a muié deli i us fius, pen-sei cruiz credu jesuis, jusé avimaria, e cuntinuei a faze pregunta, u qui eli feiz pramodi o sinhô dispacha o coitadu mais a famia? Eli mi arrespondeu, quiria si apruveita da minha fia, fazenu mar prela lá nu cajueru, adispois qui sangrei u da-nadu pindurei adondi o seu beiçudu ta amarradu, e qui minha fia istá assim, ai fui mais fundu i quis sabe adondi eli tinha interradu us corpu, o sinhô feiz um burracu prezi? Ispera ai mininu, oçê acha qui eu ia faze calu na mãou modi interra o fio da égua, oçê prum acasu istá inxerganu aquela casa branca lá nu pé di jatubá, isto u qui e qui tem lá preguntei? O veio feiz uma cara di horro preu i falo lá só teim coisa ruim, us pretu qui eu ia dispaxanu, jogava lá nu breju, deusi pai o sinhô e tãou mar ansim, i eli mi arrespondeu, oçê que vê modi crê, eu inguli secu nazora, qui eli fico pregadu neu, eu arrespundi e qui o sinhô num pareci se tãou mar, i eu istou aqui cum aqueli cavaleru cum suas frechas modi nois ajuda ocêis homi, premeru queru vê sua fia mais di pertu, eli mi falo si o se cunsigui chega pertu podi, fumu eu i u cavaleru na direçãou dela fiquei cus meus zoios frime nu homi di cavalu brancu qui batia a mãou pramodi eu i até lá, oçêis num vãou aquerdita a premera coisa qui fiz foi dá um beju nu rostu dela, pruque o homi du cavalu falo qui ela tava cum ispritu qui pricisava di muitu amori, i ela falou cumigu, queim e oçê, cadê o negu Jô? I inté chamo pelu pai, o homi du cavalu pidiu mode eu corta a corda qui tava sigurandu a fia du coroner, pidi u caniveti pru pai dela e fiz cumu u cavaleru pidiu, ela siguro meu pescosu di tanta fraqueza qui divia istá, sentei a coitada numa cadera de istera du breju, i pidi pruma iscura traze minha borsa qui tava nu chãou, tirei di dentru a garrafinha di cardim di cana di prela mata a sedi, dispois u pedaçu du pãou qui a mãei feiz, ela preguntou traveiz do negu Jô, i eu numsube arresponde, o veio coroner cunsiguiu si livanta dadondi istava sentadu i mi isprico qui u Jô qui a fia tava precurandu era u pretu qui eli mato, dispois di isprica pra moça u acunticidu ela mi acunpanhou até a bica diagua modi lava us zoios i a cara, móio us cabelus qui era lindu dimaise, quandu ispiou sua mãei num cantu ela choro, sai di banda deza e precurei pelu homi du cavalu, essi mi chamo i mi isprico o pruque a mãei ainda istava duenti di ispritu, cuxixo nus meus uvidu qui premeru tinha qui interra u corpu du negu bom e da famia, i eu preguntei a-dondi qui ia coloca us corpu deze? Eli piou du cavalu ifalo qui u iscuro ia mi fala, quandu u iscuru pareceu eu raiei cum, eli i preguntei pruque eli iscundeu di eu quandu cheguei? Eli proziou nus meus zuvidus qui era pramodi mi acumpanha nas coisas boa qui eu ia faze lá, i preguntei si oçê dexou a minina impaiz pruque a veia tava isfregandu pelu chãou? Eli mi arrespondeu só dispois qui interra eli e a famia, e qui vou sorta ela, vou dexa ela dimoio mais uns dias, adispois ela vorta pru norma dela, i eu preguntei traveis adondi eli quiria qui eu colocassi eli e sua famia? Eli mi ispiou i disse, dibaixu du cajuero adondi eu ia cum a fia deli, num era modi faze mar argum prela, era pra pidi qui falassi cum pai dela mi liberta, dispois qui mi proziou eli sumiu traveiz, chamei o sinhô coroner di banda ispri-quei tudicu prele, nois fumu até um luga adondi eli tinha um carrim di puxa cana, us cavalus deli tava tudu nu pastu, falei preli vou pega u tronchu qui e meu cum-panheiru pramodi nus ajuda... Desculpe-me por interromper sua leitura, e que neste momento eu estou emocionado com as atitudes de AMOR, HUMILDADE E COMPREENSÃO desse misterioso personagem, que não tinha intenção de desvendar esse causo espiritual, queria apenas era ver o que todos diziam, e aca-bou vivendo estes momentos, vocês verão mais adiante como a vida nos reserva surpresas, então procuremos ser sempre AMOROSOS, COMPREENSIVOS, E JUSTOS, com todos vós outros para que não vivamos como o jovem Quirino.... é continuo esse conto,
Andemu uns deiz minutu eu i o veio coroner, qui dispois qui a fia vorto pru nor-mar dela num abriu a boca pra dize nadica di nada, cheguemu i eu preguntei a-dondi tava u negu Jô cum sua famia, eli mi aponto u dedu i nois decemu du car-rim, peguemu uns inchadãou i as pás, foi pricisu um facão modi corta us capim braquiara qui tava muitu arta, o premeru qui dizinterremu foi um guri miudicu, dispois a muié deli i pru finar tiremu o negu Jô, coloquemu eze im riba du carrim i levemu inté u pé di caju, furemu um buracu bem fundu comformi a vuntadi do iscuru, joguei um mucadu di fró i dispois cubrimu di terra, quandu treminemu u interru da famia du negu Jô eu ispriquei tudu pru coroner, i eu num sabia qui homi chorava, i o veio choro iguar mulequi novu quandu nasci, sortei meu cavalu modi eli cume um poucu i bebe água e vortei cum o veio, qui antis nois paremu numa casa qui tava trancada cum correnti iguar a da portera i u cadiadu era maio, abriu a porta e tiro um punhadu di chavi qui tava na jibera i pidiu preu sortá uns qui tava marradu, mininu di deusi, tinha abasi duns 30 negrus marradus pelas mãous i o pescoçu, sortei ezi i u veio grito, ocêis ta tudu livri, us coitadus saíram uns trupi-candu nus outrus, correrãou todus pra bica daàgua e dispois pru cochu modi cume uns capins cum racãou, eu fiquei cum muita dori nu meu coraçãou, o coroner qui pareci qui indoido falo prezi qui pudia mata argumas galinha e uns patus modi todus ezi cume, eli ajueio pertu di mim i mi agradeceu pelu qui eu tinha feitu pre-li, i qui eu pudia iscoié quarquer coisa dentru di suas terra modi leva preu diveiz, dispois qui feiz 2 dias qui nois tinha interradu negu Jô i a famia deli, a isposa du coroner si cuncerto i fico boa, cums dia passanu fiquei sabendu du nomi da fia deli, era Rosalinda i a muleca era linda di dá inveja nas minina lá da cidadi, um dia ela pidiu pru pai qui quiria i inté adondi nois interremu us corpus, u coroner feiz as vuntadi da fia i lá fumu nois, istava um dia di cara feia cums chuviscu i as veiz nois si iscurregava isbarandu um nu outru, ela pinicou o oio preu i eu arres-pundi pinicandu us doize, o veio proziou qui nois já tava cheganu, preguntei preli modi qui nois tinha vindu pru lado dirriba dus barrancu, i nãou pru baixu, eli mi arrespondeu, pramodi inxerga mio, quandu tava chegandu o veio isgurrego di uma artura i bateu cum a cabeça numas preda i caiu mortu dibaixu du pé di caju adondi o pretu Jô eli interro, eu i Rosalinda dessemus ligerus mais di nada diantou, u danadu du veio dessa num iscapo viremu eli dibruçu os doize oio deli nois num incontremus, u pretu Jô cum certeza tava pur ditrais dissu tudu, a mãei dela pidiu preu interra eli ali memu, vortemu pra casa deza i eu pudi outra veiz ver o homi du cavalu brancu, cum as frechas nas mãous juntu deli tinha um outru di panu nu corpu i cuandu levanto as mãous i u rostu, vi qui era o santu dus meus sonhu, u santu antôim, eli proziou nus meus zuvidus a siguinti proza,.... Quirino, qui só eu, ocê nãou tevi medu di nada, i seu ispritu ti cunduzira pur muitus anus di vida, i mi falo qui eu era o “ISPRITU ISCLARECEDORI, i sumiu das vista dus meus zoios”.
Chamei dona Crementina di banda essa qui era a muié du finadu coroner i falei prela, qui u coroner mi mando leva quarque coisa qui eu quisessi das terras deli, ela mi falo qui já sabia pois eli já tinha assuntadu cum ela, qui mi priguntou u qui eu quiria leva diveiz preu,andei na dereçãou da fia peganu nas suas mãou i falei pra veia, essa sua fia mi incanto desdi o premeru dia qui preguei meus zoios nus zoious dela, i eu vou vorta pra cidadi levandu cumigu a razãou dus buatus da quitanda do Anteno, a finada muié mi abraço i mi intrego as chavi da portera qui a muitu tempu o finadu maridu tranco, arrumo argumas coisa da fia e mi proziou, ocê agora vai leva minha mio aligria, mais cum certeza istava iscritu em argum lugar ispritual, as ruidadi qui o seu pai feiz si foi cum, eli vai fia vive cu homi qui ti liberto, vo fica aqui ti isperanu pruque as terras sãou tanta modi cuida suzica, us negrus qui u seu pai sorto sem luga modi Elis i vai ficandu aqui cumigu, dispois qui ela dispidiu da fia i eu, caminhemus inté u tronchu qui e u cavalu qui u pai mi deu, muntei premeru adispois ajudei ela si arriba pra sela cumigu, quandu nois tava sainu ispiei pru meu ladu direitu u pretu Jô i a famia istava nu ranchu di paia si dispidindu di eu, nessa zora meus zoius sorto argumas lágrima dàgua, dispois qui atravessemus a portera imdirecãou di vorta pra casa foi mais ligeru, logu istava eu i minha vida Rosalinda infrenti adondi eu morava, cum rilincha du meu cavalu u pai correu modi mi sarda, abriu u coxeti i puxou nois pelas redias, im riba ficamu eu i minha Rosalinda pru ispantu dus outrus, era a princesa das montaha qui agora e minha, meu pai cuprimentou a minina, minha mãei siagrado, dispois qui contemu a historia tudica prezi nois si abracemus, o pai mi tevi cumu seu maio orguiu, fumu inté a cidadi pra todus pessoar vê qui u ispri-tu ruim era o finadu Liliu qui fico lá, está seu Anteno e a fia do coroner qui ocêis uvia fala, agora us casus du ceis num pricisu mais iscuita, pruque o ispritu ruim qui ocêis proziava agora cu mininu qui ocêis falo vai mora, intãou INTÉ PRO CEIS. Então gostaram dessa interessante historia? Espero que sim porque a cada momento que eu escrevia cheguei a rir do modo que ele conseguiu através de sua curiosidade solucionar o problema que o pai um dia havia te falado que era coisa de gente grande resolver, quero deixar claro que os erros de “PORTUGUÊS” e as “CONCORDÂNCIAS” não são defeitos meus, e que na época de Quirino eles se falavam assim mesmo.

“Viva a sua realidade dia a dia, para que ninguém possa vim querer desvendar quem você é.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário